Filmes Festivalzinho

Festivalzinho – 19 de Novembro

Exibição: 19/11 - Sábado

09h30

19 de novembro (sábado), às 9h30

Aquarelado (MG)
Direção: Elisa Guimarães
Animação, 2022, 3 minutos
Produzido pela Espacial Filmes, faz parte do Projeto Clipes Aquarelados, do Grupo Maria Cutia de Teatro. É o último trabalho, de uma série de cinco músicas, lançado oficialmente na página do YouTube da companhia, em 23 de abril de 2022. O videoclipe brinca com a estética da aquarela ao trazer o universo infantil na perspectiva de uma criança brincando, desenhando e misturando as tintas. A técnica de animação varia entre cut-out e tradicional.

Tom-tom dente de leão (SP)
Direção: Ariédhine Carvalho
Animação, 2021, 2 min e 31 seg
Tom-tom é uma menina de nove anos de idade, negra e de cabelos crespos, que quer ter os cabelos lisos como os de sua boneca. Quando esse desejo a frustra, Tom-tom surpreende-se com a força e a leveza de sua própria beleza.

Tig e Papy – O café da manhã (SP)
Direção: Sergio Martinelli
Animação 2021, 8 min e 20 seg
Um grande mistério envolve uma árvore de maçãs cujos frutos já caem comidos! Para ajudar o elefante Ely, que está com fome e não consegue pegar nenhuma maçã não mordida, só os investigadores Tig e Papy poderão resolver esse mistério.

Histórias de criança: O Pirata Chulé e o Jogo do Tesouro (MG)
Direção: Héder Dias Godinho
Animação, 2019, 5 minutos
O pequeno Chulé é um piratinha não muito cheiroso, mas de bom coração. Mesmo que muitas pessoas não gostem de ficar perto dele, aos poucos ele conquista importantes aliados, como é o caso do papagaio Colorido, seu melhor amigo. Juntos, eles vivem uma grande aventura contra o capitão do navio. Em busca de definir quem será o Rei da Ilha da Caveira Careca, eles vencerão o Jogo do Tesouro Escondido: uma aventura incrível, inspirada nos jogos antigos de videogame 8 bits, inventada pela mente criativa de uma criança.

Min e as mãozinhas – Cores sumiram (SC)
Direção: Paulo Henrique Rodrigues
Animação, 2018, 6 min e 49 seg
O primeiro desenho animado inteiramente em Libras! Cada um tem a sua língua: o gato fala gatês, o elefante fala elefantês e por aí vai… Com tantas línguas diferentes, é difícil um entender o outro, mas Min está pronta para ensinar Libras para todos, uma língua que vai incluir e aproximar todos esses mundos.

Tradicional família moderna (MG)
Direção: Giuliana Danza
Animação, 2022, 3 min e 33 seg
Produzido pela Espacial Filmes, faz parte do Projeto Clipes Aquarelados, do Grupo Maria Cutia de Teatro. A música parte do ponto de vista de uma criança cujas mães ou pais formam um casal homoafetivo. É a configuração de uma família moderna, que é tradicional porque existe há séculos, apesar de não ser compreendida e/ou aceita por toda a sociedade. Trata-se de uma homenagem para esses casais que vivem o cotidiano, as aventuras, as festividades, as responsabilidades e tudo o
que envolve ser pai ou mãe.

Lucy solta os bichos (SP)
Direção: Sergio Martinelli e Billy Fernandes
Animação, 2022, 12 min e 21 seg
Lucy é uma menina de nove anos, vegetariana, que vive em um orfanato sonhando em um dia ser adotada. Ela tem o incrível dom de entender e falar com a natureza e com os animais, e nem mesmo os insetos escapam das suas conversas.

Festivalzinho – 20 de Novembro

Exibição: 20/11 - Domingo

09h30

20 de novembro (domingo), às 9h30

O imaginário de Sofia e Pudim (SP)
Direção: Rebeca Casagrande e Fabio Medeiros
Ficção, 2020, 14 min e 53 seg
Apresenta a história de Sofia, uma menina
que por intermédio da leitura vive, ao lado de Pudim, seu gato de estimação,
todo tipo de aventura. A todo momento, ela transforma sua rotina
em situações lúdicas e divertidas.

Fiapo de infinito (MG)
Direção Jackson Abacatu
Animação, 2022, 1 min e 14 seg
Incondicional. Um oceano sem litoral. Amor de cão é feito pão pra alma

Sobre amizade e bicicletas (PR)
Direção: Julia Vidal
Ficção, 2022, 19 min e 35 seg
Thiago sempre sonhou em participar da corrida de bicicletas, mas isso parecia um sonho impossível devido à sua condição física. Tudo muda quando ele conhece Cecília, uma corajosa menina com deficiência visual que não conhece limites. Juntos, eles vão aprender a andar de bicicleta e o significado da amizade.

Faísca (SP)
Direção: Luca Tarti e Paulo Lima
Animação, 2021, 5 minutos
Um pássaro de uma pintura em um museu ganha vida e parte para uma jornada voando através de outras obras, até encontrar uma árvore solitária e transformar a realidade dela.

Capitão Tocha (GO)
Direção Matheus Amorim
Ficção, 2022, 16 minutos
Pedro, um menino aficionado por super-heróis, certo dia encontra um boneco diferente, esquecido em baixo da cama de seu amigo.

Meu nome é Maalum (RJ)
Direção: Luísa Copetti
Animação, 2021, 7 min e 53 seg
Maalum é uma menina negra brasileira que nasce e cresce em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas. Logo que sai do seio de sua casa, ela se depara com os desafios impostos pelos discursos e pelas práticas de uma sociedade racista. Assim que chega na escola, todos riem dela. Maalum não entende o porquê e, com ajuda da sua família, vai descobrir o significado do seu nome e transformar a tristeza em orgulho por sua ancestralidade.

O Monstro do Pântano do Sul (SC)
Direção: Marko Martinz
Ficção, 2022, 16 min e 44 seg
Lola, uma menina de 11 anos, vai acampar com a turma da escola. Longe dos pais pela primeira vez, ela precisa provar para si mesma que é uma menina corajosa depois de se deparar com uma criatura que emerge do lago. Pensando ser a personificação de uma antiga lenda da região, Lola e seus amigos correm de volta para o camping. No dia seguinte, ela irá dedicar todo seu tempo e inteligência para desmascarar o que está por trás dessa estranha criatura.

NEWSLETTER

Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.