Jornalista, pesquisador e crítico de cinema, com textos publicados em diferentes jornais, revistas, sites, catálogos e nos livros 100 Melhores filmes brasileiros (2016), Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais (2017), Animação brasileira: 100 filmes essenciais (2018) e Trajetória da crítica de cinema no Brasil (2019), organizados pela Abraccine. Organizador (com Gabi Saegesser) do livro Antologia da crítica pernambucana: discursos sobre cinema na imprensa (1924-1948). Realiza curadorias e oficinas para instituições, mostras e festivais de cinema. Mestre em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba. Membro da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema e da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual.
É cineasta, escritor, curador e pesquisador na área audiovisual. Pós-doutor em Cinema pela UFF e doutor em Comunicação pela UFRJ, é professor e um dos fundadores do curso de Cinema e Audiovisual da Ufes. Publicou Plano geral – Panorama histórico do cinema no Espírito Santo (2015), Realismo sensório no cinema contemporâneo (2020) e Rasuras: vídeo experimental no Espírito Santo (2021), entre outros. Atua como curador audiovisual desde 2011 e, em 2018, participou da comissão de seleção de longas-metragens do 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.
Pesquisadora, curadora e produtora de festivais e mostras de cinema. Formada em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (IdA/ UnB) e mestre em Teoria e História da Arte pela Escola de Belas Artes da Bahia (EBA/ UFBA), com ênfase em videoarte, curadoria e narrativas expográficas. Produz festivais e mostras de filmes desde 2008, somando quase 50 eventos realizados em cinemas públicos, privados e instituições culturais de Brasília. É diretora criativa na três produz ltda., com quem idealizou e codirige o rastro – festival de cinema documentário. É coordenadora de programação no Cine Brasília.
Janaína Oliveira é pesquisadora de cinema e curadora independente. Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e consultora da JustFilms/Ford Foudation, Janaína é doutora em História e foi fulbright visiting scholar no Centro de Estudos Africanos da Universidade Howard nos EUA. Desde 2009, desenvolve pesquisas e realiza curadorias em cinema, principalmente com foco em cinemas negros e africanos, trabalhando também como consultora, jurada e conferencista em vários festivais de cinema e instituições no Brasil e no exterior. Ela é a fundadora do Fórum Itinerante de Cinema Negro – Ficine (www.ficine.org) e foi programadora do Flaherty Film Seminar (Nova York) em 2021.
Jornalista, crítico e pesquisador de cinema. Curador das mostras Eu digo ‘não’ ao não: filmes brasileiros desobedientes (Vila das Artes/2021) e Amores impressos (Levante/2021), além do Cineclube Metrópole (2016-2018). Publicou textos em livros organizados pelo CachoeiraDoc, pela Mostra de Tiradentes e pela Abraccine. Foi júri em festivais como FestCurtasBH, Gramado, Curta Kinoforum e Olhar de Cinema. É fundador e editor do site Cine Festivais (no ar desde 2013) e ministra cursos sobre curtas brasileiros.
Produz e programa mostras e festivais desde 2011 e, desde 2018, atua como produtora executiva em projetos e obras audiovisuais. É curadora, inevitavelmente escritora e atualmente desenvolve seu primeiro roteiro. Dirige o cineclube Farol. É conselheira centro-oeste da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro – Apan, diretora criativa na Três Produz, com quem idealizou e codirige o Rastro – Festival de Cinema Documentário, e fundadora da Vaporosa Cultural, produtora com foco em narrativas diaspóricas.
É curadora, pesquisadora e realizadora em cinema. Residente em Curitiba. Doutoranda e mestra em Educação pela UFPR e bacharela em Cinema e Vídeo pela Unespar. Desde 2018, faz parte da equipe de programação do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba, atualmente integrando a comissão curatorial de longas-metragens do evento. Dentre as demais atividades de programação desenvolvidas como parte da equipe do Olhar de Cinema, participou da comissão de seleção de curtas-metragens (2018 e 2019) e da organização de mostras retrospectivas, como a do cineasta brasileiro Daniel Nolasco (2020) e da realizadora estadunidense Su Friedrich (2022). Tem passagem pelas equipes de curadoria de outras mostras e festivais, incluindo edições do Cinefantasy (SP/2021) e do Fidé Brasil (CWB/2022), entre outros. Junto a Débora Zanatta, coordena a programação do Cineclube Solax, atividade voltada à exibição de filmes realizados por mulheres, desde 2018.
É curadora, cineasta e produtora egressa do curso de Cinema da UFF, onde dirigiu o curta O metro quadrado, Prêmio Especial do Júri no 35º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Começou como programadora no fim dos anos 1990 no Cine Arte UFF e coordenou por mais de 15 anos o Festival Brasileiro de Cinema Universitário. Colabora na curadoria de diversos festivais, como Première Brasil (Festival do Rio), Festival Internacional de Curtas de São Paulo, Curta Cinema, Festival de Cinema de Vitória, Goiânia Mostra Curtas, Festival Brasileiro de Cinema Cômico e Festival Internacional de Cinema de Goiânia. Também fez parte da curadoria do Século XXI: mulheres, ação! e Cabíria Festival Mulheres & Audiovisual, ambos dedicados ao protagonismo feminino no cinema. Produziu mostras como Arte da África Cinema, Péter Forgács: arquitetura da memória e Pequenas histórias da vanguarda – Downtown New York. Como consultora de projetos trabalha na seleção de laboratórios como BrLab, Icumam Lab e Lab de Projetos do Curta Cinema. Esteve no comitê de seleção do Göteborg Film Fund 2021.
Atriz, roteirista e cineasta. Tea for two, seu primeiro curta-metragem, no qual atuou, roteirizou e dirigiu, ganhou diversos prêmios em festivais por todo o Brasil, e foi o primeiro filme dirigido por uma mulher trans a entrar em circuito nacional. Julia, atuou e foi corroteirista de Lembro mais dos corvos, de Gustavo Vinagre, pelo qual ganhou o Prêmio Helena Ignez, na Mostra de Cinema de Tiradentes.
É mestre em estudos de arte pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com linha de pesquisa em curadoria, museologia e crítica de arte. Bacharel em cinema e audiovisual pela Universidade de Fortaleza, atuou como curador do Cinema do Dragão entre 2013 e 2022, onde programou diversas mostras e festivais como a Retroexpectativa e o Farol – Festival Internacional de Cinema de Fortaleza. Atualmente é Coordenador de Acervo e Pesquisa do Museu da Imagem e do Som (MIS) do Ceará. É membro da diretoria da Associação brasileira de críticos de cinema (Abraccine), por onde já integrou júris em festivais nacionais, foi autor em livros e coordenou o projeto de difusão Sessão Abraccine. Também ministra oficinas de crítica e curadoria para os cursos de cinema da Unifor, da Escola Porto Iracema das Artes e do MIS-CE. Programou a mostra À Nordeste – Cinema de Reinvenção, como parte da exposição À Nordeste, no Sesc 24 de Maio, em São Paulo, e recentemente atuou como curador convidado da mostra Cinema Brasileiro Anos 2010: 10 olhares.
Com mais de 20 anos de experiência na área de produção de vídeos, produziu e coordenou projetos em todos os formatos para o mercado audiovisual nacional e algumas experiências internacionais. Atendeu clientes como MEC, Detran DF, GDF, Ministério da Saúde, Ministério da Cidadania, Caixa, Terracap, BRB, entre outros, além de ter coordenado séries para os canais GNT, TV Brasil, Futura, Record, Globo, entre outros.
Formado em Publicidade na Universidade Cruzeiro do Sul/SP. Sua carreira começa na Two West Retail+C, como diretor de arte em 2007. Anos a frente, atuando pela agência Bees, atendeu Ministério do Turismo, Infraero e Previdência Social. Em 2012, foi para Arcos Brasil, atendendo contas como Banco de Brasília, BRBCard, Ministério da Cultura, Terracap, Furnas e BB Seguridade. Após quatro anos, foi para Escala City da ABC Group para atender o MEC. Em 2017, na C&Group como diretor de criação na conta da Caixa Seguradora, e depois na Flap. No início de 2018, contratado para Cálix Propaganda como diretor de criação. No final de 2018, foi contratado pela Publicis em São Paulo no núcleo da Motorola e Nestlé, depois na Mutato também em SP, na conta da Samsung. Em 2020, na AV Comunicação em Brasília. Acumulou prêmios no Colunistas Brasília, Prêmio Pernambuco de Propaganda, About Awards e Lusófonos de Criatividade em Portugal. Experiência como criativo há 15 anos.
Fundadora e diretora da Queiroz Filmes. Atualmente produz a minissérie St. Dica, para o canal Prime Box Brasil, projeto vencedor do edital FAC Multicultural da Secretaria de Cultura do DF. Em seu currículo de produtora executiva está o curta Cine Drive-In, cinema sob o céu (2014), de Claudio Moraes, que concorreu ao Troféu Câmara Legislativa. Desde 2017, participa de mercados de cinema e festivais, no Brasil e no exterior. Formada em artes cênicas, atuou como atriz, fez cursos nas áreas de empreendedorismo e produção audiovisual, além de gestão de economia criativa.
Jornalista, sociólogo e professor de cinema, milita há mais de 35 anos no cinema de Brasília. Dirigiu o curta-metragem Athos (1997), uma homenagem ao artista Athos Bulcão. Colaborou no roteiro do longa-metragem Louco por cinema, de André Luiz Oliveira, vencedor do Festival de Brasília de 1997. É corroteirista dos longa-metragens O romance do Vaqueiro Voador (2007), dirigido por Manfredo Caldas, premiado no Festival de Toulouse (França) e Dom Quixote do Araguaia, de Érica Bauer (ainda inédito). Dirigiu também o curta Carolino Leobas (1978) e dividiu com Vladimir Carvalho a direção do curta Perseguini (1981).
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | Este cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analítico". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | Este cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | Este cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | Este cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | Este cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Desempenho". |
viewed_cookie_policy | 11 months | Este cookie é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.