Direção: Herlon Kremer
25 minutos
2022
Classificação indicativa: 14 anos
Heloísa é uma senhora aposentada que convive com seu marido Alfonso ao longo de vários anos. A rotina e o desgaste da relação fazem com que ela reavalie seu casamento e considere a possibilidade de terminar o matrimônio de uma maneira nada convencional.
Elenco: Issamar Meguerditchian e Rai Melodia
Roteiro: Herlon Kremer
Direção de fotografia: Vitor Pinheiro
Direção de arte: Alice Mochel
Produtor executivo: Vítor Pinheiro
Coprodução: Alice Mochel e Herlon Kremer
Montagem: Vítor Pinheiro
Produtora: Rovit Filmes
Herlon Oliveira Kremer é diretor, roteirista e produtor de curtas-metragens. Realizou mais de 10 curtas e seus projetos são voltados à dinâmica social na forma de dramas com personagens em situação de vulnerabilidade social. Procura na estética e na linguagem do cinema uma forma criativa e inovadora de retratar temas pertinentes.
Direção: Rafael de Andrade
12 minutos
2022
Classificação indicativa: livre
Os super-heróis famosos se ocupam dos problemas dos adultos, mas as crianças também têm seus super-heróis, sempre prontos para ajudar a resolver seus dilemas. Heróis anônimos podem estar mais perto do que imaginamos e, neste divertido filme, eles serão relevados.
Elenco: Miguel Cortes, Érika Santos, Cauã Alecrim, Mateus Ferrari, Kika de Moraes, Gabriel Sabino, Miguel Araújo, Letícia Moraes, Nilson Lima, Carolina Melo, Melissa Ferrari, Frank Joseph, Nelson Gomes, Madelon Cabral, Gregório Benevides.
Roteiro e montagem: Rafael de Andrade
Produção: Raphael de Oliveira Dorsa e Tauã Franco
Direção de fotografia: Gustavo Pastorino
Direção de arte: Gregório Benevides e Hyandra Ello
Assistente de direção: Gabrielle Santelli
Trilha sonora: Vitor Godoy
Som: Chico Bororo
Especialista em produção audiovisual, participou de mais de 20 curtas-metragens como ator, editor, roteirista, produtor e, desde 2007, também como diretor. Em 2016, roteirizou, dirigiu e editou o curta Banalidades, selecionado para 202 festivais em 34 países. Super-heróis é seu filme mais recente
Direção: Filipe Gontijo
90 minutos
2022
Classificação indicativa: 10 anos
Aos 80 anos, um letreirista de gibi resolve se tornar super-herói para salvar o mundo da volta do Akira, um misterioso tocador de harpa laser que aparecia na TV nos anos 1990. O herói arrasta o neto, o frustrado Santiago, nessa aventura. A parceria improvável se transforma em uma bela amizade conforme o neto é cativado pelo amor que o avô tem pela vida. À sua forma, Santiago se tornará um ajudante de super-herói para que o avô enfrente a velhice com a mesma valentia que encarna o Capitão Astúcia.
Elenco: Paulo Verlings, Fernando Teixeira, Nívea Maria, André Amaro, Cássia Gentile, Yudi Tamashiro, Gleide Firmino e André Deca
Roteiro: Filipe Gontijo e Eduardo Gomes
Direção de fotografia: André Carvalheira
Direção de arte: Lia Renha
Trilha sonora: Sascha Kratzer e Rafael Maklon
Som: Micael Guimarães A3pS
Montagem: Eduardo Gomes e Filipe Gonijo
Produtoras: Caza Filmes e Papai Pequeno
Coprodução: Ipê Amarelo Filmes e BdeVaca
Distribuição: O2 Play
A primeira participação de Filipe no Festival de Brasília foi em 2006, premiado como melhor diretor em curta-metragem. Desprendido de formatos, criou filme interativo, gibi-clipe e é um reconhecido diretor de filmes de realidade virtual. O amor pela liberdade e a imaginação se manifesta em seu longa de estréia, o quixotesco Capitão Astúcia.
Levante pela Terra
Direção: Marcelo Cuhexê
30 minutos
2021
Classificação indicativa: 16 anos
Em junho de 2021, em Brasília, era realizado o acampamento Levante Pela Terra.
Lideranças indígenas de todas as regiões do Brasil se reuniram na capital federal para lutar contra o PL 490, projeto de lei que tramita no Congresso Nacional, e que prevê, pela via legislativa, a prática do marco temporal, impactando os direitos e a demarcação dos territórios. O filme também reflete a luta e a resistência dos povos originários diante do avanço do garimpo, da mineração e do agronegócio.
Roteiro: Gabriela Daldegan e André Gregory
Direção de fotografia: João Vasconcelos
Assistentes de Fotografia: Flora Cobelo e Samue Lima
Som: João Máximo
Montagem: Gabriela Daldegan
Finalização: Gabriela Daldegan e João Vasconcelos
Produção: Carol Leão, Marcelo Cuhexê e Lidi Leão
Marcelo Cuhexê – Jornalista e cineasta maranhense, ativista indígena do Povo Krahô. Atua em diversas organizações da sociedade civil de Brasília pela promoção do respeito aos povos originários, à população LGBTQIAP+, à liberdade religiosa e laicidade do Estado. Diretor do documentário Terra sem pecado, que aborda a diversidade de gênero entre os indígenas do Brasil.
Reviver
Direção: Vinícius Schuenquer
22 minutos
2022
Classificação indicativa livre
Benedita, uma costureira e artista frustrada, em meio à solidão de seus aposentos, busca uma maneira de lidar com um relógio quebrado e uma perda no passado.
Elenco: Marcia Costa e João Antônio
Roteiro: Vinícius Schuenquer
Direção de fotografia: João Fernadez
Direção de arte: Letícia Castanheira
Montagem: Daniel Sena
Trilha sonora: Pablo Lúcio
Som: João V. Andrade
Produção: Vinícius Schuenquer e Letícia Castanheira
Formado em Cinema e Mídias Digitais, trabalhou no curta Eric como diretor de fotografia, montador e produtor – filme condecorado no 53º Festival de Brasília como melhor filme pelo júri popular na Mostra Brasília. Dirigiu e coescreveu o curta Alice Rouba Memórias, selecionado para o 19º Festival Internacional de Cinema Infantil – Fici e 4° FestUni.
Profissão livreiro
Direção: Pedro Lacerda
74 minutos
2022
Classificação indicativa livre
O livreiro Ivan Presença, dono da falida e famosa Livraria Presença, de Brasília, guarda em sua casa mais de 110 mil livros amontoados em dois galpões no lote onde mora. Do outro lado da cidade, o mesmo drama vive Chiquinho da UnB, ou Chiquinho Livreiro, que há mais de 45 anos vende livros nos corredores da Universidade de Brasília, ambos devastados pelos novos modelos de negócio no mercado literário mundial.
Elenco: Ivan Presença e Chiquinho da UnB
Roteiro: Pedro Lacerda
Direção de fotografia: Jr. Piau, Pedro Lacerda, Edimilson Figueiredo
Direção de arte: Gabriel Lou e Tay Alves
Trilha sonora: Maestro Emílio Nunes
Som: Apollo Maneschi e Tomaz Menezes
Montagem: Gabriel Lou e Pedro Lacerda
Produção e distribuição: Pedro Lacerda – Produção & Entretenimento
Pedro Lacerda recebeu vários prêmios e atuou em longas-metragens. Trabalha há mais de 40 anos como ator, produtor, realizador e roteirista. É presidente da APBA-CO, ex-presidente da ABCV-DF, ex-diretor institucional da ABD Nacional, tesoureiro do CBC e fundador do Sindcine.
Tá tudo bem
Direção: Carolina Monte Rosa
27 minutos
2022
Classificação indicativa livre
Paola desenvolve uma espécie de obsessão pela família de desabrigados que se instala no jardim de sua quadra, num bairro nobre de Brasília. Em meio aos eventos brutais que marcaram 2020, a documentarista passa a projetar sentimentos que vão de terror a encantamento pela família que vive ao relento, o oposto do lugar plástico e claustrofóbico que se tornou sua casa e a experiência de maternidade em isolamento.
Elenco: Carolina Monte Rosa, Maya, Simone Nunes, Alessandro Lima, Ronaldo Monte Rosa
Roteiro: Carolina Monte Rosa
Direção de fotografia: Kleber Macedo
Direção de arte: Carolina Monte Rosa
Trilha sonora: Carolina Monte Rosa
Som: Guilherme Negrão, Jorge Bittar e Pedro Brandão
Montagem: Kleber Macedo
Produtora: Confluência e Taxi Produções
Diretora estreante, Carolina Monte Rosa assina ainda o roteiro do curta Tá tudo bem. Mais conhecida como atriz, recebeu o Crystal Lens Award de melhor atriz coadjuvante no Inffinito Film Festival pelo longa Por que você não chora? (Cibele Amaral), além de indicações no Festival de Gramado e no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.
Virada de jogo
Direção: Juliana Corso
30 minutos
2022
Classificação indicativa: Livre
Sete universos femininos conectados pela dor e unidos pelo amor próprio na busca pela melhor versão de si mesmas. São experiências diárias dessas mulheres que as fizeram se transformar e inspirar outras a virarem o jogo.
Elenco: Cleusa Brandão, Jane Marrocos, Tamara Naiz, Nubia Santana, Matilde Maticae, Glória Nascimento, Marinalva Santos
Roteiro: Juliana Corso
Direção de fotografia: Guilherme Rocha
Som: Acácio Campos
Montagem: Juliana Corso e Jeff Canivete
Produtora: Nubia Santana
Distribuição: Instituto Lumiart
Juliana R.B.M.Corso é formada em Letras pela UFG, iniciou sua pós-graduação em Linguagem Cinematográfica pela Estácio RJ. Atua há 20 anos como documentarista. Dirige, roteiriza, filma e edita. Possui nove prêmios na área de melhor montagem de som e imagem.
Afeminadas
Direção: Wesley Godim
95 minutos
2022
Classificação indicativa: 12 anos
Safira O’Hara, Khryz Amusa, Chandelly Kidman, Hellena Borgyz e Jefferson Lemons. De diferentes regiões do Brasil, eles conseguiram potencializar o ser feminino como forma de arte. Afeminadas é um documentário que acompanha a luta cotidiana desses personagens em busca de espaço, de conquistas, de aceitação e, sobretudo, de autoconhecimento.
Elenco: Jefferson Lemons, Uátila Coutinho, Khryz Amusa, Igor Willian, Dackson Mikael
Roteiro: Wesley Gondim
Direção de fotografia: Dani Azul
Trilha sonora: Décio Gorini
Som direto: Hudson Vasconcelos
Desenho de som: Olivia Hernandez
Montagem: Cleber Martins
Produção executiva: Thiago Rocha/ Roman Filmes
Distribuição: Olhar Distribuição
Wesley Godim. Cearense radicado em Brasília. Realizou cinco curtas-metragens, entre ficção e documentário, que lhe renderam diversos prêmios e exibições em festivais nacionais e internacionais. Dentre eles, o prêmio de melhor roteiro na Mostra Brasília do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Em 2022 faz sua estreia em longas-metragens com o documentário Afeminadas.
Direção: Augusto Borges e Nathalya Brum
16 minutos
2022
Classificação indicativa: 10 anos
Rian é um jovem periférico que, assim como vários outros, cresceu em uma família conturbada e foi abandonado cedo por seu irmão mais velho, Pigarro, que foi forçado a fugir para Plutão, uma nova favela criada às margens de Ceilândia para abrigar opositores, ditos pelo governo como “subversivos”.
Elenco: Rian Araújo e Douglas Queiroz
Roteiro: Augusto Borges
Direção de fotografia: Nathalya Brum e Augusto Borges
Direção de arte: Douglas Queiroz
Trilha sonora: Augusto Borges
Som: Douglas Queiroz
Montagem: Augusto Borges, Nathalya Brum e Douglas Queiroz
Direção de produção: Nathalya Brum
Produtora: 404 Produções, Aqué Filmes
Augusto Borges e Nathalya Brum são cineastas da Ceilândia-DF. Realizaram dois curtas em codireção: Wander VI (48º Festival de Cinema de Gramado, Mostra Sesc Viva Cultura, 15º Festival Taguatinga de Cinema); Plutão não é tão longe daqui (IX Anápolis Festival de Cinema – melhor montagem; VI Rota, 16º CineBH, 9º Recifest).
Manual da pós-verdade
Direção: Thiago Foresti
28 minutos
2022
Classificação indicativa livre
Editor-chefe da Gazeta do Ontem, Sérgio não sabe mais separar realidade da ficção. Enquanto tenta decidir se está sonhando ou vivendo em um mundo absurdo, precisa escolher a foto de capa do jornal, um perfil do candidato à presidência, o Porco-Bomba. Em meio à guerra de fake news, ele se vê como representante da Imprensa. Mal sabe ele que a matéria-prima da sua profissão, a verdade, já morreu.
Elenco: Wellington Abreu, Marcelo Pelucio, Maria Garcia e Cibele Amaral
Roteiro: Thiago Foresti
Direção de fotografia: Elder Miranda Jr. e Marconi Andrade
Direção de arte: Nadine Diel
Trilha sonora: Sascha Kratzer e Rafael Maklon
Som: Micael Guimarães
Montagem: Daniel Sena
Produtora e distribuição: Forest Criações
Diretor, roteirista e produtor radicado em Brasília. Seus filmes dialogam com temáticas contemporâneas da nossa sociedade, explorando a fantasia e o fantástico como linguagem. Seus trabalhos mais conhecidos são os filmes Escola sem sentido, Invasão espacial e Algoritmo, obras que receberam prêmios nos festivais de Gramado, Pernambuco e Brasília.
O pastor e o guerrilheiro
Direção: José Eduardo Belmonte
115 minutos
2022
Classificação indicativa: 14 anos
Na década de 1970, um guerrilheiro comunista divide uma cela com um cristão evangélico, preso por engano. Em meio a torturas e conflitos ideológicos, eles se ajudam e marcam um encontro para o réveillon do ano 2000. Nos últimos dias do milênio, Juliana, ativista e filha ilegítima de um coronel que acabara de se suicidar, é surpreendida com uma herança deixada por ele. Através de um livro, ela descobrirá que seu pai torturou os dois presos e que o encontro marcado não acontecerá como previsto.
Elenco: Johnny Massaro, César Mello, Julia Dalávia, Cássia Kis, Sergio Mamberti
Roteiro: Josefina Trotta
Direção de fotografia: Barbara Alvarez
Direção de arte: Ana Paula Cardoso
Montagem: Zepedro Gollo, Bruno Lasevicius e José Eduardo Belmonte
Trilha sonora: Sascha Kratzer
Som: Olivia Hernández
Produtora: Mercado Filmes
Distribuição: A2 Filmes
José Eduardo Belmonte dirigiu 11 longas-metragens. Alemão foi uma das maiores bilheterias do Brasil em 2014. Mais tarde, adaptado para a TV, ganhou uma indicação para o Emmy. Carcereiros (2017) venceu a competição do Grande Júri no MIPDrama de Cannes. Belmonte também dirigiu a série El Hipnotizador, da HBO.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | Este cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analítico". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | Este cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | Este cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | Este cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros". |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | Este cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Desempenho". |
viewed_cookie_policy | 11 months | Este cookie é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |
Cadastre seu e-mail em nossa newsletter e fique por dentro das novidades do Festival.