O domingo é marcado pelas últimas estreias da Mostra Competitiva. Das 22h30 de hoje (12) às 22h30 de segunda (13), ficam disponíveis: Da Boca da Noite à Barra do Dia, curta de Tiago Delácio que registra o mestre Martelo e tradição da manifestação popular do cavalo-marinho na Zona da Mata pernambucana; e Era uma vez… Uma princesa, curta da diretora gaúcha Lisiane Cohen que mergulha na personagem Nina e sua busca de sentido diante da ausência de vida.
Saudade do Futuro
Longa de Anna Azevedo, Saudade do Futuro é o último filme a estrear na Mostra Competitiva do Festival de Brasília. Filmado entre Brasil, Cabo Verde e Portugal, países ligados pelo mar e a cultura da saudade, o filme encontra personagens marcados por ausências geradas após eventos que transformaram a história desses países. Estreia às 23h30 no Canal Brasil, e à 01h30 de segunda (13) na InnSaei.TV, ficando disponível até às 23h30.
Última chance
Última chance para assistir ao longa mineiro Os Ossos da Saudade na Mostra Memória e Linguagens. O filme trata de ausência, memória, representação e pertencimento, filmado por Marcos Pimentel entre Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal. Última oportunidade também para ver os filmes Sayonara, N.F. Trade e De Onde Viemos, Para Onde Vamos na InnSaei.TV. Os dois primeiros expiram às 22h30, e o terceiro, às 23h30. Na Mostra Brasília expiram os filmes Ele tem saudade, Benevolentes e Noctiluzes, todos às 20h.
Estreia
De hoje (12) às 11h até segunda (13), também às 11h, o longa O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, ganha sessão especial no Festivalzinho. A animação premiada de 2013 acompanha um menino que sai em busca do pai pelo mundo.
Seminários
Começando o dia, às 10h Fernando Gabeira, Luis Nachbin, Carlos Pronzato e Paula Saldanha falam sobre a prática do Cinema Andarilho (entre na atividade). E às 14h, os 50 anos do filme O País de São Saruê (1971) e 20 anos da restauração pelo CPCB são celebrados em painel que reúne o diretor do filme, Vladimir Carvalho, a Myrna Brandão, Mauro Domingues, Shirly Ferreira de Souza e Sílvio Tendler (entre na atividade). O País de São Saruê fica em cartaz no festival até o fim do dia 14 de dezembro (assista já!).
Debates
Neste domingo, além dos debates entre filmes concorrentes nas mostras competitivas, as mostras paralelas também ganham tal espaço de troca. Às 10h, as equipes dos filmes Ela e eu, Como respirar fora d’água e Cantareira se reúnem para mais um debate da mostra competitiva, desta vez mediado por Sérgio Moriconi (entre na atividade). Às 15h acontecem os debates das mostras paralelas – Sessentinha mediado por Tania Montoro (entre clicando aqui) e Festivalzinho, mediado por Marialva Monteiro e Bete Bullara (entre clicando aqui). E às 17h, é a vez dos filmes Advento de Maria, A Casa do Caminho e Vírus se reunirem para o debate da Mostra Brasília, mediado por Caetano Curi (entre clicando aqui).